domingo, 5 de dezembro de 2010

É da vida... :)

Para ver como as coisas são engraçadas:
A gente aprende a ouvir os bons conselhos da vida e tal, né?! Aprende a OUVIR e, seguir os tais conselhos(?), como é que faz(?).  Esse é o segredo[eu acho]... segredo que muita gente [eu] ainda não descobriu.
Mas é da vida, né?! Venhamos e convenhamos.
Ou se aprende pela Amor(que é o mais fácil) ou pela dor, ninguém escapa a essa lei. É uma coisa simples de se observar, mas que para sentir, é necessário viver isso na própria pele.
De certa forma, caso a opção seja aprender pela dor, no final das contas, é possível encontrar um grande beneficio para nós mesmos. E a coisa mais grandiosa que se pode aprender dentro disso, no meu ponto de vista, é reconhecer um erro, ou um defeito. Acho isso importantíssimo. Mas eu digo isso assim, não é pra ninguém mais que eu mesmo.
Dói, obvio que dói. Dói, porque é essa a segunda característica do "aprender pela dor".
Mas... fazer o que? É da vida... coisas da vida...

Existe muitas coisas a se observar, e entre essas coisas, eu escolhi uma pra dizer aqui. Que é:
"Não é bom criar expectativas precipitadamente, caso contrário, você pode ter uma desilusão dolorosa..."

Penso de mais, um defeito horrível que tenho e que, devido a isso, ainda me machuco muito com os espinhos das rosas.
Mas... É da vida mesmo, não tem outro lugar para correr. É sentar, ter calma e tranquilidade, esperar a turbulência passar. No dia que eu merecer, passa, com certeza passa e eu aprendo!


E é isso...



domingo, 24 de outubro de 2010

Talvez não há o que pensar...

Não sei dizer o que há, quando se diz respeito aos outros. Ou seria "Não sei o que há quando se diz respeito a mim?". Não sei o que pensar sobre o que as pessoas pensam, logo, não posso concluir(ou pensar) nada.
É o mesmo que entrar num mar sem saber onde o farol está. Ou expressar uma poesia sem que saibam interpretar. Ou, eu quem não soube me expressar?
Quando penso que sei, concluo que nada sei sobre o que talvez eu possa pensar (ou saber).
Vai ver, o meu poder de observação seja fraco ainda. Ou a clareza ainda é apenas sombra no meu consciente. Gosto das coisas claras, assim facilita a minha avaliação sobre determinado assunto. Mas, ainda não tenho a habilidade de esclarecer as coisas por mim mesmo.

Imagine só você: Enxergar uma situação com uma pessoa, e ter que avaliar uma ação ou algumas palavras, por perspectivas/ângulos diferentes. Imaginou? Agora imagine ter que avaliar as consequências da ação ou das palavras por todos os ângulos(ou perspectivas) de anteriormente. Imaginou? Agora imagine a dimensão que tomará todas estas consequências...
E por ai vai...
Complicado, não?!
Mas talvez eu conheça uma solução pra isso. Acho, que, simplesmente não há o que pensar... ou há?!

Enfim, mais uma vez eu aqui pensando em não pensar!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Palavras de um Poeta.

Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.
Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não astava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu... Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?
Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Érico Veríssimo - que bem sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras.

Mário Quintana

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sábias palavras...

Tem que existir as dificudades que é pra se vencer!

[E realmente, tudo na bandeija... é sujeito não darmos o real valor às coisas!]

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Simples e encantadora.


 Jitirana(orvalho) - por Sinésio Filho(Papai)

 Jitirana - por Sinésio Filho(Papai)
É uma flor chamada Jitirana que dá na época em que o tempo esta bom para se plantar. Ela aparece no meio do mato em grandes quantidades e fica parecendo um lençol de flores.
Ela é encantadoramente simples. A cor azul celeste com o centro amarelado, e se prestar bem a atenção, você vai ver uma forma parecida com uma estrela de cinco pontas, unindo as cinco petalas. É como um lindo céu em um dia ensolarado! 


As fotos foram tiradas por meu Pai. Não é puxando saco, mas ele é um ótimo fotografo ;]!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Observações

Observar é uma característica que todo ser humano tem consigo. Mas eu me pergunto "até que ponto conseguimos ter uma observação clara das coisas, sem dar nem um vacilo?" ou por outra "Como observar as coisas com precisão?".
Me pergunto isso porque as vezes me encontro em situação que gostaria muito de ter uma conclusão clara, para eu poder agir conforme o situação. Mas não, entro numa inercia que chega a me deixar preocupado. Coisas acontecem, eu observo, fico na dúvida, observo mais um pouco, a interpretação muda, mas, continua a dúvida.
Seria tão melhor se eu pudesse ser sempre sincero com as pessoas, mas sem que estas se assustassem. E a reciprocidade também seria bem vinda por mim.
Evitava transtornos, interpretações erradas, conclusões irrelevantes, pensamentos errados e atitudes de nível semelhante.

Observações (tsc tsc)... é um exercício da consciência.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Água Viva - Raul Seixas

Eu conheço bem a fonte
Que desce aquele monte
Ainda que seja de noite
Nessa fonte está escondida

O segredo dessa vida
Ainda que seja de noite
"Êta" fonte mais estranha,
que desce pela montanha
Ainda que seja de noite.

Sei que não podia ser mais bela
Que os céus e a terra, bebem dela
Ainda que seja de noite

Sei que são caudalosas as correntes
Que regam os céus, infernos
Regam gentes
Ainda que seja de noite
Aqui se está chamando as criaturas

Que desta água se fartam mesmo
às escuras
Ainda que seja de noite
Ainda que seja de noite...

Eu conheço bem a fonte
Que desce daquele monte
Ainda que seja de noite
Porque ainda é de noite!
No dia claro dessa noite!
Porque ainda é de noite!
No dia claro dessa noite!


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

São Flores...

Que caem do céu em bençãos
Que enchem a lua
Que transmite a boa energia do universo.

São Flores...
O rosto sorridente das pessoas
Que se apróximam de um jardim Real, de uma fonte
Que são regados com torrentes de flores
Que caem do céu.

São Flores...
Os abraços cativantes
E os pensamentos positivos
Que iluminam o Reino do coração
Que limpa o caminho dos sentimentos
Que nos fazem Viver Bem.

São Flores!
São Flores!
Que caem do Céu
E que fazem florecer o Amor no Coração do Todos!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma Manifestação

E a Natureza se apresenta mesmo diante daquilo que não tem sentido. A Natureza eleva seus simples traços a um grau de beleza tão intenso a ponto de prender a atenção até de quem não está em harmonia com Ela.
O simples piar de um breve canto de um pássaro regozijando em seu lar, ou quem sabe esperançoso, imaginando um dia estar de volta ao seu verdadeiro lar. Observando e louvando o que há da humilde e tão generosa Natureza. Sendo acariciado pelo leve sopro de brisa que se eleva nas primeiras horas da manhã. Um vento frio e suave, que caminha paciente sem destino certo, levando a todos a mensagem, que a Natureza é viva.
Ela mostra que mesmo diante de mau-trato humano essa encantadora e Poderosa Força Natural ainda é viva. Viva para nos servir, porque é Superior. “Que bela generosidade! Dotada de uma humildade que às vezes impressiona minha capacidade!”.
Quão pequeno somos diante dessa imensidão. Diante desse mar somos apenas gotas, que por conveniência nos completamos. E permanecemos vivos graças a isto. Graças a essa Força Natural que regi e move tudo quanto há. Graças a Ela que tudo vive, que a essência de tudo não esta perdida, apenas escondida dos olhos daqueles que insistem em não ver. É viver para conhecer, vendo o Sol irradiar sua luz para tudo e todos. Vendo o ocaso permanecendo e estabelecendo essa Grandiosa Manifestação Natural.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lembranças na memória são como estrelas no firmamento...

... Nem sempre as olho, mas sei que lá sempre estão, belas e cintilantes  Estrelas nunca somem do firmamento assim como boas lembranças não se apagam da memória.
Belas são as estrelas no firmamento da memória.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O tempo que leva. Que ensina. Que aprende. Que acolhe.

Com o tempo pessoas que trouxeram momentos com alguns sorrisos para/comigo ficaram para trás. Seguiram outros caminhos e não nos encontramos mais.
Algumas destas me fizeram falta. Outras me fizeram muitas saudades. Mas depois passou. Como um daqueles ventos ligeiros das manhãs cinzentas dos Domingos. Passou como uma noite de sábado em casa devorando livros e saboreando o aconchego dos lençóis da cama e escutando o vento soprando as folhas das árvores pelo chão lá fora, na rua escura.
Sabe, elas se foram, mas suas imagens, bem feitas, na minha memória ficaram. Não saíram, nem se esconderam em nenhum lugar da minha mente, tentando me enganar. Não. Elas permanecem ainda, mesmo que com aspecto velho, antigo. Para ser mais exata, parecem-me aquelas fotografias redescobertas em caixinhas antigas no porão de casa, ou numa gaveta trancada. As imagens na memória permaneceram. Porém, hoje, eu não sinto mais tanta falta destas pessoas como sentia nas primaveras, verões, outonos e invernos passados.


Isso me dá certo medo, pois tenho certa ilusão de que meus sentimentos congelaram, endureceram e não são mais os mesmos de ontem, anteontem ou há dez anos. Mas se quero ser realista devo deixar claro que não é exatamente isso. Acontece que o tempo passou, não parou, ele ventou e levou tudo isso que eu guardava em mim, tudo isso que se chamava apego. E também, de certa forma, me mostrou que estas pessoas não eram dignas de saudades minhas. Não estava certo que eu chorasse todas as noites, molhasse o travesseiro de lágrimas todas as manhãs e pedisse em pensamento que elas voltassem. Eram pessoas, incertas. Não mereciam. Eu não merecia.
Mesmo que depois de algum tempo eu tenha percebido que de nada valia chorar, e sei lá, agradecer muito e muito o tempo por ter passado, hoje, com toda a certeza, eu não deixaria esse mesmo tempo juntamente com o vento, passar pela janela da minha sala outra vez. Pois além de me ensinar a me desapegar menos e conhecer mais as pessoas ele também me ensinou a perdoar, a dar oportunidades, novas chances e conhecer os valores e a harmonia que outras pessoas podem me proporcionar.



por Samanta Carolina

domingo, 6 de junho de 2010

Verdade

A verdade tão aberta aos olhos fechados da humanidade. A verdade explicita deturpada por valores descarados e mascarados. A verdade tão simples a ponto de ser descriminada e tida como utopia de valores quadrados e ultrapassados. A verdade, uma verdade "sem valor".
É entregar tal compreensão ao tempo, e esperara que ele mostre o valor de uma Real Verdade.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Better Together - Jack Johnson



Better Together

There's no combination of words I could put on the back of a postcard
No song that I could sing but I can try for your heart
Our dreams and they are made out of real things
Like a shoebox of photographs with sepia-toned loving
Love is the answer at least for most of the questions in my heart
Why are we here? And where do we go? And how come it's so hard?
It's not always easy and sometimes life can be deceiving
I'll tell you one thing, it's always better when we're together

Hum it's always better when we're together
Yeah we'll look at the stars when we're together
Well it's always better when we're together
Yeah it's always better when we're together

And all of these moments just might find their way into my dreams tonight
But I know that they'll be gone when the morning light sings
Or brings new things for tomorrow night you see
That they'll be gone too, too many things I have to do
But if all of these dreams might find their way into my day to day scene
I'd be under the impression I was somewhere in between
With only two, just me and you, not so many things we got to do
Or places we got to be we'll sit beneath the mango tree now

Yeah it's always better when we're together
Hum we're somewhere in between together
Well it's always better when we're together
Yeah it's always better when we're together

I believe in memories they look so, so pretty when I sleep
And now when, when I wake up you look so pretty sleeping next to me
But there is not enough time
And there is no song I could sing
And there is no combination of words I could say
But I will still tell you one thing
We're better together

----------------------------------------------------------------------------------
Melhor Juntos

Não há uma combinação de palavras que eu poderia por no verso de um cartão postal
E nenhuma música que eu poderia cantar, mas eu posso tentar pelo seu coração
E nossos sonhos, e eles são feitos de coisas reais
Como uma caixa de sapatos com adoráveis fotos em sépia
O amor é a resposta ao menos para maioria das perguntas no meu coração
Como por que estamos aqui? E aonde nós vamos? E por que é tão difícil?
Nem sempre é fácil e às vezes a vida pode ser decepcionante.
Vou te dizer uma coisa, é sempre melhor quando estamos juntos.

Hum... É sempre melhor quando estamos juntos
Olharemos para as estrelas quando estivermos juntos
É sempre melhor quando estamos juntos
É sempre melhor quando estamos juntos

E todos estes momentos podem achar seu caminho para meus sonhos esta noite
Mas eu sei que eles irão embora quando a luz da manhã cantar
Ou trazer novas coisas para amanhã à noite você ver
Que eles também terão ido, tantas coisas que tenho para fazer
Mas se todos estes sonhos puderem achar seu caminho em meu dia para a luz do dia
Eu terei a impressão de que eu estive entre eles
Com somente dois, só eu e você, sem muitas coisas à fazer
Ou lugares que tenhamos que ir, agora nos sentaremos sob uma mangueira

É sempre melhor quando nós estamos juntos
Nós estamos juntos em algum lugar
Bem, é sempre melhor quando estamos juntos
É sempre melhor quando estamos juntos

Eu acredito em memórias, elas parecem tão bonitas quando eu durmo
E quando eu acordo você parece tão bonita dormindo perto de mim
Mas não há tempo o suficiente
E não há nenhuma música que eu poderia cantar
E não há uma combinação de palavras que eu poderia dizer
Mas eu ainda vou te falar uma coisa
Somos melhores juntos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Penso

Eu quero saber até que ponto minhas decisões são corretas.
Eu tenho o dever de controlar cada palavra que falo(ou escrevo).
Eu preciso controlar a mim mesmo, para não ser precipitado.
Eu quero saber se as coisas que eu estou vendo, são realmente verdadeiras. Quero saber como sei que estou fora da ilusão daquilo que não me é sincero.
Eu quero saber se estou sendo sincero comigo mesmo.
Eu quero poder ter a certeza de que o que eu estou fazendo é correto.
Quero saber até que ponto eu conheço a mim.
Quero saber como faço pra me corrigir.
Quero saber se as decisões que tomei(e que no futuro venho tomar), são realmente as corretas.
Quero saber se minhas pre-visões sobre o "melhor" é apenas, e mais um vez, uma ilusão. [Peço a Deus que me corrija]
Quero saber como separar as minhas necessidades de minhas vontades.
Quero saber como ver o lado simples das coisas. Como examinar e avaliar as coisas dentro de sua simplicidade.


Eu quero ser prudente.




Sinésio Neto

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ser amante do amor... Saber a maneira certa de ti querer... Saber manter você na memória...

Será que você consegue descobrir?
Vou torcer pra que sim...
mas isso é só uma vontade que surgiu
Senti vontade de fazer isso... e de dizer que Gosto de Tu...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Uma Fortaleza encantada.

A alegria de viver entre pessoas. O gosto de viver entre pessoas. As virtudes de viver entre pessoas. A satisfação de viver entre pessoas. A necessidade de viver entre pessoas. A minha necessidade de viver entre pessoas.
Citando em minha memória o prazer de guardar em meu coração as venturas que recebi. A minha gratidão pela existência de pessoas supreendentemente fabulosas. Pessoas que me encantam, e que em mim moram.

Dna. Ocimar(tia maravilhosa e Conselheira abençoada), Olga(Guinha, a fofitcha), Marina(Mari, a fofitcha²), Caique(Alegria em pessoa.Brother), Bia(sorriso e olhos encantados - cuticuti),Vitória(momentos breves e satisfatórios), Gabi(olhos da felicidade), Daniel Pontes(Amigo considerado), Aline(um grande Amor), Ergis(tranquilo e pacifico), Dna. Jac(a mais nova tia), Sr.Cezario(afirmação positiva), Mikaella(amiga e companheira), Glaucy(a graçinha), Eliane(doce e linda), Erica(meu anjo), Eridan(mais um motivo para eu ser alegre), Magna Muniz(encantada boneca flor), Fátima Muniz(candura marcante - uma pequena flor), Thiago Rj(a expressão da vida), Bruno(Rilex total), Carol Beck(minha estrelinha), Ítalo(uma looonga amizade), Lisbele(vip no meu coração), Aillana(prudência e compreensão).

As pessoas que guardo em um lugar especial em minha memória...porque assim já disse, em mim moram. Todos vocês.

*Não existe ordem, todos tem um lugar especial em minha memória e em meu coração. Todos são flores em meu jardim.*

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As doze tarefas do Zodiaco






Deus compareceu ante suas Doze Crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana.Uma por uma, cada criança deu um passo à frente para receber o Dom que lhe cabia.


ÁRIES
"Para ti, Áries, dou a primeira semente, para que tenhas a honra de plantá-la. Para cada semente que plantares, mais outro milhão de sementes se multiplicarão em tuas mãos. Não terás tempo de ver a semente crescer, pois tudo o que plantares criará cada vez mais e mais para ser plantado. Tu serás o primeiro a penetrar o solo da mente humana levando a Minha Idéia. Mas não cabe a ti alimentar e cuidar desta idéia, nem questioná-la. Tua vida é acção, e a única acção que te atribuo é a de dar o passo inicial para tornar os homens conscientes da Minha Criação. Por esse trabalho, Eu te concedo a virtude do RESPEITO por ti mesmo". Silenciosamente, Carneiro retornou ao seu lugar.


TOURO
"Touro, a ti Eu dou o poder de transformar a semente em substância. Grande é a tua tarefa, e requer paciência; pois tens de terminar tudo o que foi começado, para que as sementes não sejam dispersadas pelo vento. Não deves, assim, questionar; também não deves mudar de ideias no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço. Para isso Eu te concedo o Dom da FORÇA. Trata de usá-la sabiamente". E o Touro voltou para seu lugar.


GÊMEOS
"A ti, Gêmeos, Eu dou as perguntas sem respostas, para que possas levar a todos, um entendimento daquilo que o Homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás porque os homens falam ou escutam, mas na tua busca pela resposta encontrarás o Meu Dom, reservado para ti; o CONHECIMENTO." E Gêmeos voltou ao seu lugar.


CÂNCER
"A ti, Caranguejo, atribuo a tarefa de ensinar aos homens a emoção. A Minha Ideia é que provoques neles risos e lágrimas, de modo que tudo o que eles vejam e sintam desenvolva uma plenitude desde dentro. Para isso Eu te dou o Dom da FAMÍLIA, para que a tua plenitude possa multiplicar-se." E Caranguejo voltou ao seu lugar.


LEÃO
"A ti, Leo, atribuo a tarefa de exibir ao mundo a Minha Criação em teu esplendor. Mas deves ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é a minha Criação, e não a tua. Se o esqueceres, serás desprezado pelos homens. Há muita alegria no teu trabalho; basta fazê-lo bem. Para isso, Eu te concedo o Dom da HONRA." E Leão voltou ao seu lugar.


VIRGEM
A ti, Virgo, peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram com a Minha Criação. Terás que observar com muita perspicácia os caminhos que percorrem, e lembrá-los dos seus erros, de modo que através de ti a Minha Criação possa ser aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o dom da PUREZA DE PENSAMENTO." E Virgo retornou ao seu lugar.


LIBRA
"A ti, Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente dos seus deveres para com os outros; para que ele possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de reflectir o outro lado das suas acções. Hei de levar-te, aonde quer que haja discórdia, e por teus esforços te concederei o dom do AMOR." E Libra voltou ao seu lugar.


ESCORPIÃO
"A ti, Escorpio, darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Muitas vezes te sentirás ferido com aquilo que vês, e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a tua perversão da Minha Idéia que te faz sofrer. Verás tanto e tanto do ser humano, que chegarás a conhecer o homem enquanto animal, e lutarás tanto com instintos animais em ti mesmo, que perderás o teu caminho; mas quando finalmente voltares a Mim, Escorpião, terei para ti o Dom da FIDELIDADE". E Escorpião retornou ao seu lugar.


SAGITÁRIO
"Sagitário, a ti Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as suas distorções da Minha Idéia eles tornam-se amargos. Através do riso, darás ao homem a esperança, e através da esperança voltarás os seus olhos novamente a Mim. Chegarás a ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires conhecerás a inquietação. A ti, Sagitário, darei o dom da INFINITA ABUNDÂNCIA, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar até ele a luz." E Sagitário voltou ao seu lugar.


CAPRICÓRNIO
"De ti, Capricórnio, quero suor da tua fronte, para que possas ensinar aos homens o trabalho. Não é fácil a tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens cair sobre teus ombros, mas pelo jugo da tua carga, ponho em tuas mãos a RESPONSABILIDADE sobre o homem". E Capricórnio retornou ao seu lugar. "


AQUÁRIO
"A ti, Aquário, dou-te o conceito de futuro, para que através de ti o homem possa ver outras possibilidades. Terás a dor da solidão, pois não te permito personalizar o meu amor. Mas, para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, Eu te concedo o dom da LIBERDADE , de modo que livre possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela necessite de ti." E Aquário voltou ao seu lugar.


PEIXES
"A ti, Pisces, dou a mais difícil tarefa de todas. Peço-te que reunas todas as tristezas dos homens e as tragas de volta para Mim. Tuas lágrimas serão, no fundo, Minhas lágrimas. A tristeza e os padecimentos que terás são o efeito das distorções impostas pelo homem à Minha Idéia, mas a ti cabe levar até ele a compaixão, para que ele possa tentar de novo. Por essa tarefa supremamente difícil Eu te faço o Dom mais alto de todos. Tu serás o único de Meus doze filhos que Me compreenderá. Mas este dom do ENTENDIMENTO é só para ti, Peixes, pois quando tentares difundi-lo entre os homens eles não te escutarão." E Pisces voltou ao seu lugar.




E então DEUS disse:
"Cada um de vós tem uma parte da Minha Idéia.
Não deveis confundir a parte com o todo dessa Idéia,
nem podereis negociar vossas partes entre vós.
Pois cada um de vós é perfeito,
mas não compreendereis isso até que vós Doze sejais Um.
Pois então o Todo de Minha Idéia será revelado a cada um de vós"


E as Doze crianças foram embora,
cada uma determinada a executar seu trabalho da melhor maneira,
para poder receber o dom que lhe havia de caber.
Mas nenhum entendeu plenamente sua tarefa,
e quando voltaram, confusos, Deus disse:
"Cada um de vós acredita que o Dom do outro é melhor.
Por isso eu permitirei que negocieis entre vós".
E, por um momento, cada criança ficou entusiasmada,
imaginando as possibilidades da nova missão. "


Mas Deus sorriu e disse:
"Voltareis a Mim muitas vezes,
pedindo-me para serdes liberados de vossas missões.
E em cada vez que isso acontecer, Eu entenderei vosso pedido.
Passareis através de inumeráveis encarnações antes que a missão
originária que vos prescrevi esteja completada.
Dou-vos um tempo infinito para que a completeis,
pois só quando estiver terminada a missão
é que podereis estar Comigo."






*Este texto não é de minha autoria. Foi encontrado nas pastas de arquivos de minha tia, e de fontes da internet*

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ordem natural

Eu me peguei pensando em uma coisa esses dias. Uma coisa que busco explicação para compreender a situação, imaginar uma forma de poder me conformar e me confortar.
Na minha opinião, em alguns momentos, eu acredito que é necessário que as pessoas observem atentamente o movimento das coisas ao seu redor(me enquadro nesse meio). Acredito que seja preciso uma visão mais detalhada do porque das coisas. E isso, não vai ser ninguém, a não ser nós mesmo, os responsáveis por ir em busca desses "porques". Acredito que é a melhor maneira de nos encontrar-mos com a consciência. A plena consciência de poder encontrar dentro de nós mesmo a resposta para as perguntas que... nos afligem, certa forma.

Desde tempos antigos louvar os anos que se findam e os anos que se iniciam, é um "ritual" trivial na vida das pessoas. Na esperança de dias melhores, pessoas comemoram todos os anos o nascimento de um novo ano, deixando pra trás pensamentos "não bons", na expectativa de transformarem suas vidas... pra melhor. Na expectativa de que as coisas "não boas" do ano que se passou, não torne a acontecer.
As pessoas preferem acreditar em uma realidade estrita, limitada apenas aos olhos e ao tato, o concreto e o desejado. Mas não é bem assim que as coisas se movem. Chego a perceber que nós estamos mais preocupados com nós mesmo, e esquecemos da verdadeira realidade que nos circunda.
Olhamos para os lados e vemos nossos familiares e amigos, pessoas comemorando e tal, e esquecemos de observar onde nós estamos e qual é nossa verdadeira casa.

Desastres, desastres e mais desastres marcam o inicio de um ano, o ano de 2010. E o que pensamos?! "Meu Deus...!" ou "Senhor, coitados de nós!" ou "Meu Pai do Céu, o que vai ser de nós agora?". Fato.
Mas nós perguntamos: "Qual o motivo que culminou a tais tragédias?". Acho que não. Fato.

Percebo que nós, estamos em uma desarmonia muito grande com nossa casa. Nosso planeta. A natureza. Tudo isso que temos, tudo isso que nos serve e nos alimenta de todas as maneira. A nossa mãe.
Da mesma maneira que uma mãe de carne e sangue repreende seus filhos por uma mal criação ou coisas relativas a esse critério... assim também é a Mãe Natureza nos repreendendo por nossos atos indevidos. Da mesma maneira que uma mãe de carne e sangue dá conselhos aos seus filhos dizendo "não vá por esse caminho... não vá por ai que você se corta. Olha olha..."... assim também é a Mãe Natureza nos dando conselho claros de que não é por esse caminho que devemos seguir. Fazemos as más criações: somos repreendidos. Não escutamos os conselhos: nos cortamos. Fato.

A partir disso vem a pergunta: "Mas com pessoas inocentes? Porque?". Observo que a Natureza não é burra nem injusta, ela dá aos homens cada qual o seu quinhão. É só questão de lógica e bom senso, digo assim, porque eu tô procurando observar o "porque", e vejo que os motivos são os mais claros possíveis. Existe coisas que não vou poder comentar, mas o que eu poder, não vou deixar de comentar. O que eu vejo , é que se não for assim, como será? Vendo pelo lado da sensibilidade das pessoas, talvez essa seja uma das maneiras e explicações, de tocar fundo a consciência das pessoas, mexendo de verdade com os sentimentos das pessoas. Fazendo com que haja também um "deslizamento" com dados catastróficos em nossas consciências. Fazendo com que haja uma "tsuname" remexendo nossa consciência, pra que possamos enxergar que é isso que merecemos. Fazendo com que haja "terremotos" abalando as estruturas sentimentais, e trazendo por terra a ilusão... iluminando nossas consciências para que possamos vê o quanto antes, em que situação nós estamos colocando a nós mesmo. "E que situação Meu Deus...dai-me força pra resistir a tudo isso", é o que peço a Deus.

Enxergamos o mal que nos causam, mas damos as costas pra o mal que praticamos. Coisas tão simples e verdadeiras, que a arrogância humana cega nossas consciências, não nos deixando ver o que é preciso enxergar. Achamos ruim isso tudo que nos acontece, alguns de nós chega a dizer "não tenho mais razão para viver", isso por ter "perdido" alguém próximo. É um pouco complicado falar disso, da impressão que estou fazendo um julgamento. Mas não é bem minha intenção julgar o que as pessoas dizem ou fazem. Mas sim destacar que, pessoas a todos os dias perdem muito mais que isso e dizem simplesmente "a vida continua, é pedir a Deus pra não baixar a cabeça!", isso sim é atitude de humildade. Estamos mais presos aos nosso sentimentos e esquecemos do Todo. Reclamamos por coisas que nos acontecem, sem ter sequer o direito de tal. A vida continua. É pedir a Deus pra não baixar a cabeça, e visualizar dias melhores. Enxergar o horizonte das nossas consciências, e entrar em harmonia com o Universo, para que alcancemos esse dias melhores.
Tudo depende do nós mesmos. Tudo depende do que queremos. Nos limpar da arrogância de querer ser superiores a Natureza, de que é obrigação Dela se submeter-se a nós. Temos que nos livrar de pensamentos e sentimentos que escondem o Valor Verdadeiro que a Natureza tem. Ela é Superior porque nos serve. Nos serve por que nos ama. Amemos também nós a Natureza. Assim, as coisas ficam bem mais simples pra nós mesmos. Não é lidar com a Natureza, e sim, perceber por onde Ela nos conduz.

Ela é a expressão vívida da Poder Superior que tem.

Tenho em mim o sentimento de esperança por dias melhores. Tenho a esperança de que o homem entenderá que somos também Natureza.

E que, daqui pra frente... seja como Deus quiser.
Tem que ser como Deus quer.


PS.: Deixo aqui um desabafo, e uma maneira de dizer meus sentimentos por acontecimentos que abriram esse ano de maneira um tanto tristes. Desejo de coração, que as pessoas atingidas pelo terremoto no Haiti, encontrem o conforto em Deus, a Paz e o Amor.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Em busca de uma resposta.

Quem sou?
Por que sou?
Como sou?
De onde sou?
Como estou aqui?
Por que estou aqui?
Fazendo o que aqui?
Quem me trouxe aqui?
Onde é minha origem?
Onde é que eu chegarei?
E quando chegar? O que será?

Quem serei?
Por que serei?
De onde serei?
Como estarei?
Por que estarei?
O que farei?
Quem me conduzirá?
Terei a mesma origem?
Qual será meu destino?
E quando chegarei? O que serei?

Qual a realidade do homem?
Qual a realidade do universo?
Qual é a realidade do principio de todas as coisas?

Qual a lei da vida?
Qual a lei do infinito/eterno?
Qual a lei do verdadeiro principio de todas as coisas?




Sinésio Neto

...e a Flor.

Uma Flor bem cultivada.
Firme na Luz de uma Estrela Dourada.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Saudade

O pensamento transcende a matéria.
Eleva o espírito a um estado de expansão capaz de enxergar o mais
longe que se pode alcançar.
Talvez o infinito seja o limite para o pensamento.
Talvez o infinito esteja no pensamento.

O pensamento interage com a mente pensante.
O pensamento se desloca guiado pela mente que age.
O pensamento é um veículo capaz de elevar a mente a um estado
transcendental
Despertando a imaginação e aguçando os sentidos.
Trazendo a matéria uma visualização do espaço em que se estende a mente... e o pensamento.

As primeiras imagens começam a se formar...
Os primeiros sentimentos a se apresentar...
E a noção de tempo e espaço se modificam.
O que materialmente equivale a um segundo - passa a ter um significado mais amplo e verdadeiro.

O tempo interior.

Tempo esse capaz de transportar, e reviver momentos importantes e
significativos guardados bem no fundo de nossa mente. A memória.
Revivendo acontecimentos e pessoas. Revivendo casos e sentimentos.
Alterando significativamente o estado da matéria
Dando a impressão de que corpo e alma revivem e vivem tais manifestações.

E quando se atinge o cume
E acontece que cai em "si" o estado humano, sensibilizado por tais progressões.
Dando ao "homem", a visão contemplativa do infinito horizonte.
Trazendo bem mais pra perto os acontecimentos, e sentimentos, e casos, e pessoas.

Misturando os sentimentos.
Os sentidos se misturam...
Sons, imagens, cheiros e sensações de tato.
Ver a imagem de um acontecimento, em determinado caso, com determinada pessoa.
Presenciar o momento, ouvir onde se passa, ouvir...quem fala.
Identificar o ambiente, inspirar, e sentir o cheiro da presença de quem se aproxima.

Sensibilizando a matéria.

A matéria se sensibiliza...
O "homem" se capacita na ideia de pensar
Pensar, desejar...
Cultivar, e se aproximar dos pedidos do coração.
Mente, pensamento, sentimento e coração
Se unindo naquilo que se pode acreditar como: "a essência da emoção" - O espírito.

A mente lembra
Pensamento transporta
Sentimento prepara
Coração transborda

A notificação
A precisão
A emoção

A saudade



Daquelas presenças a que nos fazem tão bem.
Presenças que nos deixam na lembrança, a esperança, de um dia revivê-las.
Revivê-las a qualquer momento, a qualquer instante... induzido e conduzido apenas por um pensamento.
O sentimento.
As pessoas não nos deixam.
Mas sim deixam, um cantinho pra se guardar e, relembrar o momentos felizes que passamos.
Momentos esse que podemos continuar relembrando e revivendo.
Basta um pensamento, o caminho para se sonhar.
E encontrar na verdadeira essência o verdadeiro significado de "Se Lembrar".

Contemplando o infinito horizonte
Repousando sobre os olhos... a mente encontra as estrelas.
E temos a certeza
Que o vento leva as pétalas secas
Mas deixa a grande beleza
De uma flor enraizada.





 Sinésio Neto

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pensando sobre não pensar...

Eu conheço alguns de meus mais inconvenientes sentimentos. E o que eu penso sobre eles? "Que de certa forma eles não me dão o passo da frente.".Se eu consigo caminhar? "Sim, mas com grandes tropeços.". Se me sinto mal por isso? Sim, de maneira as vezes até desanimadora!". Por que eu não tento afasta-los? "Como?".

A carga de sentimentos sustentados por meu eu, é proporcional à quantidade de pensamentos exercidos por minha mente. Culminando em um valor absurdo ao filtro dos sentimentos... a inquietação somada a isso, traz a dificuldade de me dar com tais sentimentos.

Pensando em algumas possibilidades:
1° -  "Lidar com eles, observando atento cada um de seus movimentos, procurando conhece-los de maneira a atingir um grau de 'auto-conhecimento'." - Até que não seria uma má idéia. Mas ainda sim me daria belos curativos e quebra de pontos quase cicatrizados.
2° - "Manter-me afastado de situações que os façam atingir os seus potenciais." - Correr não é muito meu forte... sou sedentário além da conta.
3° - "Programar o 'filtro dos sentimentos' induzindo-o a bloquear a passagem de tais sentimentos." - Seria bem complicado, pois exigiria uma paciência monstruosa até que a programação estivesse apta a funcionar. Paciência é uma virtude que não adquiri. Ainda.

Questionar a mim mesmo é um desafio ao qual eu venho tendo todos os dias de minha vida. Esperar saber de mim mesmo "o que fazer?""como fazer?""será se é certo ou incerto?", são as perguntas mais simples do meu dia-a-dia. Estabelecer pontos de vistas realistas sobre certas coisas é uma pratica da qual eu preciso suar a camisa... para poder me comportar de maneira a não afetar o meu espaço social.
Castigo-me por ser injusto, afinal, sentimentos vem de dentro de mim.
As vezes chego a certeza que é uma completa face do egoísmo que se estabelece dentro do meu intimo, provocando reações no mínimo infantis, causando frustração e repulsa. A medida que tais vão se exaurindo , momentâneamente, os sentimentos da vergonha e desprezo transformam-se em um grau de culpa.

Talvez eu pense que isso seja auto-cobrança, talvez... logo, chego a testificar que a auto-cobrança gera pensamentos ainda mais cruéis, e mais uma vez, propiciando aos tais sentimentos que incorporem em suas indesejáveis faces, a armadura da dificuldade. Auto flagelação psicológica.
Movido por ondas de incentivos mentais, se estabelece dentro de meu eu, uma gritante e exaustiva batalha.  Somando ao exercito das 'armaduras indesejáveis': pensamentos adormecidos até então. Pensamentos esses que fazem ruir o fronte de defesa dos'incentivos mentais'. Que ironicamente  contam; com o apoio ausente dos 'sentimentos de incentivo'. Retalhos mentais. Uma completa e verdadeira desordem psicológica!

A luta se estende até o ponto em que não se sabe mais o que quer pensar e o que quer sentir. Pensamentos gerando sentimentos, sentimentos gerando pensamentos, a ponto da têmpora palpitar e fundir os sobrecenhos. Mas é dentre tais dificuldades que sempre há a facilidade, o alivio, o conforto.
A mente embebida de trevas limpas-se com a luz, e o sentimento que esmorece encontra-se com a Cruz.

E no final...
Penso em pensar: Pensando sobre não pensar!